Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Você conhece a Sociocracia 3.0?

A sociocracia 3.0 (S3) é um movimento sintetizado em 2014 e que está ajudando empresas e grupos a atingirem seus objetivos através de uma nova proposta. De acordo com o portal especializado Whpw!, ela consiste em método ágil, integrativo, vertical e participativo, que pode ser aplicado em empresas e startups de qualquer tamanho e que leva em consideração tanto conceitos de liderança organizacional quanto tribal.

“A sociocracia clássica é um sistema governamental em que as decisões são tomadas com base na opinião popular. Nesse sistema, o poder e a soberania são exercidos pelo conjunto, que possui uma inteligência coletiva e é capaz de se auto-organizar. Assim como o conceito político da sociocracia, a cultura organizacional na S3 envolve tomadas de decisão em grupo e sem critérios hierárquicos, mas com agentes facilitadores que tomam decisões com base no consentimento do todo”, comenta o portal.

Nesse cenário, AaS3 é construída sobre sete princípios que moldam a sua cultura organizacional, e devem ser praticados por todos os indivíduos da empresa ou grupo para que os valores sejam disseminados. São eles eficácia, empirismo, consentimento, melhoria contínua, equivalência, transparência e responsabilidade.

(Equipe do site)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *