Insira sua pesquisa e pressione ENTER

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL IMPACTA AMBIENTE REGULATÓRIO

As novas diretrizes trazidas pela transformação digital das empresas estão causando impactos no sistema regulatório e exigindo cada vez mais atualização dos reguladores. De acordo com Marcelo Ribeiro, sócio-diretor de Telecomunicações da KPMG no Brasil, em um artigo publicado no portal itforum.com.br, existem algumas questões específicas que estão fazendo que o sistema seja atualizado.

“O surgimento dos serviços Over the Top (OTTs), da Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil (LGPD), das questões de segurança cibernética, do desenvolvimento da internet das coisas (IoT) e a utilização cada vez mais frequente de inteligência artificial (AI) e robótica decorrentes da transformação digital fazem com que os entes reguladores atuais se movimentem, mesmo que tardiamente”, escreveu.

Além disso, ele afirma que além da qualidade e competição que já se destacavam como o que chamou de “alavancas das futuras recomendações”, existe também o fator inovação, que não deve se deixado de lado. Nesse cenário, existem muitos desafios que os reguladores terão de enfrentar daqui para frente.

“Desse modo, há uma percepção de que a regulação não poderá ser atribuída a uma tecnologia, a um mercado ou a um serviço específico, pois o atual ambiente digital é composto por diversos insumos combinados, com custos mais atraentes e em velocidades cada vez mais rápidas”, explica.

No entanto, ele conclui acrescentando que não se pode criar a ideia de que a regulamentação irá criar um ambiente de ampla concorrência. “Será preciso equilibrar essa equação pois, do contrário, a competição será injusta e os benefícios não causarão os efeitos esperados”, finaliza.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *