Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Trabalho informal limita crescimento da produtividade

A informalidade no mercado de trabalho pode estar limitando o crescimento da produtividade do País. De acordo com Luka Barbosa, economista do banco Itaú, o impacto dessa piora do mercado de trabalho na produtividade é fácil de ser entendido.

Desta forma, um exemplo dado é o de um engenheiro que foi demitido durante a crise e teve de se tornar um motorista passando a exercer uma atividade que agrega menos valor para a economia. “A economia brasileira vem crescendo pouco nos últimos dois anos. Não é um ciclo de expansão que faz as empresas voltarem a gerar empregos formais. E essa geração de empregos informais vai adicionar menos atividade econômica (para o país)”, comenta.

“Quando não se faz a separação entre empregos formais e informais, fica-se com a percepção de que a produtividade caiu muito”, afirma Barbosa. “A produtividade está ruim porque foram gerados empregos menos produtivos. No momento em que o Brasil tiver uma expansão mais forte, provavelmente o país vai voltar a gerar empregos formais e a gente vai ver a produtividade subir novamente”, completa.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *