Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Só o capitalismo pode resolver nossos problemas – por Felipe Camozzato

Infelizmente, os últimos meses da bolsa de valores brasileira não foi marcado pelo bom desempenho das ações, mas sim pela confusão com o Touro de Ouro instalado na frente da B3 em São Paulo. Militantes da esquerda culparam o mercado financeiro pela fome no Brasil e concentraram sua raiva na estátua, o que culminou com a retirada desse símbolo de prosperidade do mercado financeiro. Não satisfeitos, instalaram próximo ao local a escultura de uma vaca desnutrida.

Sim, a fome é um problema de suma importância, assim como a pobreza, falta de saneamento, pouca segurança e educação precária. O que não é considerado nessas discussões e que as pessoas que desejam resolver esses problemas deveriam saber, é que somente o capitalismo pode solucioná-los. Eu sei que é difícil aceitar isso, principalmente para quem ainda aceita teorias fracassadas e genocidas que elevaram o nível de pobreza extrema no mundo todo durante o último século.

Quando falo de respeito à liberdade econômica, não estou, como alguns podem pensar, defendendo uma suposta classe de ricos. Não, é exatamente o contrário! Eu estou me preocupando com o desenvolvimento principalmente das pessoas que mais necessitam do básico.

Além de boas políticas públicas que deem assistência aos mais pobres, também precisamos de livre mercado, respeito à propriedade privada, liberdade para trabalhar, controle fiscal, Estado enxuto, desburocratização, diminuição de privilégios, justiça funcional e valorização do empreendedorismo. Em resumo, precisamos que o Estado saia da frente do indivíduo para que a sociedade possa se desenvolver de forma saudável.

Muita gente não aceita essa visão de mundo, mas é somente assim que podemos retirar o Brasil de seu eterno subdesenvolvimento. Torço para que vivamos num país em que os cidadãos percebam os profundos problemas que temos, mas que também saibam identificar quais são as verdadeiras soluções para eles, deixando de lado a influência ideológica e pautando-se por ideias que já foram demonstradas eficientes para melhorar a vida de todos os indivíduos.

Administrador de empresas, especialista em Finanças e pós-graduado em Liderança Competitiva Global na Georgetown University (EUA). Vereador em Porto Alegre (Partido Novo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *