Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Sistema de reconhecimento facial na Bahia ajuda a prender criminosos

Um sistema de reconhecimento facial usado na Bahia já ajudou a prender mais de 200 pessoas, de acordo com informações que foram divulgadas pelo portal Mobile Time. O sistema funciona quando as imagens captadas pelas câmeras espalhadas por Salvador realizam a verificação junto ao banco nacional de mandados de prisão em aberto.

“Aprendemos que a qualidade da base de dados é fundamental para que não haja equívocos”, comenta coronel Marcos Oliveira, superintendente de tecnologia da Secretaria de Segurança Pública do estado, em conversa com Mobile Time. “A decisão final não é do sistema, e sim dos policiais. Fazemos uma abordagem com cautela. Alertamos sobre a periculosidade do indivíduo”, ressalta.

Nesse cenário, quando o sistema encontra alguém com 90% de correspondência, uma equipe de policiais é alertada para avaliar a situação. Além de criminosos, o sistema também já encontrou 10 pessoas desaparecidas. “Tem gente que critica sem conhecer o nosso método de trabalho. Acham que estamos invadindo a intimidade e a privacidade das pessoas, mas seguimos os padrões da LGPD. E estamos sempre escutando as pessoas”, argumenta.

(Equipe do site)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *