Insira sua pesquisa e pressione ENTER

São Leopoldo terá Farmácia de Fitoterápicos para distribuição no SUS

Parceria entre Escola de Saúde da Unisinos e Prefeitura Municipal foi contemplada pelo Ministério da Saúde para produção de fitoterápicos

A partir do primeiro semestre de 2020, São Leopoldo passará a integrar a fitoterapia como opção terapêutica para a população. Isso se deve à parceria firmada entre a Escola de Saúde da Unisinos e a Prefeitura Municipal, que foi contemplada no dia 27 de agosto por edital do Ministério da Saúde, para a criação da “Farmácia Viva Pe. Clemente”. O nome é em homenagem ao Padre Clemente José Steffen, que foi professor da Unisinos e pesquisador reconhecido no estudo de plantas medicinais.

Em todo o país, 144 municípios enviaram propostas, mas somente 20 foram selecionados para receber o modelo de Farmácia Viva. O projeto compreende diferentes etapas. Começa pelo cultivo e coleta de plantas medicinais, passa pelo processamento e armazenamento, até chegar na manipulação e distribuição de medicamentos fitoterápicos no âmbito do Sistema Único de Saúde, o SUS.

A partir do repasse de R$ 500 mil reais do governo federal para o projeto, será viabilizado um horto para o plantio de 10 plantas medicinais. Elas servirão de fonte de matéria-prima para a manipulação de 10 fitoterápicos. São eles: tintura de melissa, cápsula de maracujá, tintura de boldo, sachê de hortelã, xarope de guaco, tintura de tanchagem, tintura de malva, creme de camomila, pomada de confrei e sachê de camomila. Atualmente, o município disponibiliza apenas um deles, o xarope de guaco, indicado para o tratamento de doenças do trato respiratório.

Vinculadas à iniciativa, ocorrerão capacitações de profissionais de saúde sobre o conhecimento das plantas medicinais, por meio de oficinas nas Unidades Básicas de Saúde, nos grupos de convivência comunitária, nas escolas e outros locais a serem definidos. Também estão previstos projetos de extensão e de educação interprofissional, voltados para a qualificação da formação dos alunos de todos os cursos da Escola de Saúde da Unisinos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *