Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Roubo de credenciais é problema para governos estaduais

Foram identificadas quase 20 mil credenciais roubadas de serviços de governos de todos os estados da União no primeiro semestre de 2022, de acordo com a ISH Tecnologia, por meio do Serviço de Proteção e Detecção de Riscos Digitais (Mantis). Em todos os serviços estaduais foram furtadas 19.470 credenciais, sendo 2314 sistemas e serviços Webs liderados por São Paulo (40%), Bahia (8%), Paraná (6%) e Minas Gerais (5%).

“O agente de infeção identificado é um tipo de malware chamado Redline Stealer, que rouba informações do computador, incluindo credenciais de senhas salvas nos principais navegadores web do mercado”, explica Leonardo Camata, diretor de inovação da ISH Tecnologia, em entrvista citada pelo It Fórum.

Nesse contexto, os cibercriminosos também obtiveram acesso a cookies, formulários autopreenchidos, informações de cartões de crédito, FTPs e programas de mensagens instalados, screenshots, número de IP, entre outras informações, além das senhas. “O tráfico de credenciais tem se tornado cada vez mais comum, desde um vazamento inocente até um ataque orquestrado por pessoas mal-intencionadas. Por isso é fundamental que os sistemas sejam constantemente atualizados, que as senhas sejam trocadas de tempos em tempos e, se possível, utilizar autenticação multifator para evitar invasões maiores a partir destas senhas vazadas”, conclui Camata.

(Equipe do site)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *