Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Revisão do teto pode não ser a solução

A proposta de revisão no teto de gastos do Orçamento foi criticada por economistas durante o seminário de perspectivas para 2019. Essa proposta chegou a ser cogitada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, mas enfrenta a rejeição do ministro da Economia, Paulo Guedes, que vem liderando todas as iniciativas deste quesito.

De acordo com Silvia Matos, coordenadora do Boletim Macro do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas, existe um certo “risco” de o Congresso Nacional desfigurar a proposta para abrir o teto para outros tipos de gastos. Ela explica ainda que é preciso ter um controle das contas do governo, coisa que não aconteceria se o teto fosse modificado.

“O teto permite reforçar o controle dos gastos. A discussão agora é sobre o conflito distributivo. Mexer no teto é não permitir que isso seja discutido. Se você quer mais investimento, vai ter de tirar de outras contas. Todas as medidas que vão para o Congresso são distorcidas. Sou a favor de manter o teto e discutir outros gastos”, comenta.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *