Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Reforma tributária é aposta para retomada do crescimento

A aprovação da reforma previdenciária em primeiro turno pela Câmara fez com que o Governo já se movimenta na articulação da reforma tributária, que é considerada por Giuliano K. Gioia, especialista fiscal na Taxweb, pioneira em digital tax para o compliance fiscal das empresas, como aposta para retomada do crescimento. Ele afirmou isso em um artigo que foi publicada no portal especializado itforum365.com.br.

“Liderada pelo ministro da economia, Paulo Guedes, a emenda concentrará, principalmente, na unificação dos tributos incidentes nas operações com bens e mercadorias e nas prestações de serviços. É nítida que haverá barreiras na criação de um imposto a ser sugerido pelo governo, tendo em vista o pacto federativo e os benefícios fiscais. Uma das propostas da reforma, a PEC 45/2019, do deputado Baleia Rossi, pede a substituição de cinco tributos, sendo os federais (PIS, COFINS e IPI), o estadual (ICMS) e o municipal (ISS) pelo IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), cuja receita seria compartilhada entre União, Estados e Municípios”, comenta.

Nesse cenário, o especialista afirma que um único imposto facilitaria as transações. “Tendo um único imposto, além de gerir mais fácil, o empreendedor brasileiro terá mais conhecimento e controle sobre os encargos tributários. Igualmente como simplificar os processos fiscais, a aprovação da reforma tributária também promoverá o crescimento econômico no País. As empresas terão menores esforços para cumprimento das obrigações fiscais e com a legislação enxuta haverá mais tempo e dinheiro para rever os investimentos e apostar na geração de empregos”, conclui.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *