Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Queda das empresas de patinete elétrico dá lição sobre inovação

O fechamento de algumas empresas de patinetes elétricos, como a Grow Mobility, que encerrou as atividades em 14 cidades brasileiras, pode ensinar muito sobre o mercado de inovação tecnológica, segundo Marília Cardoso, do portal especializado itforum365.com.br. A empresa não vai mais funcionar em lugares como Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis, Goiânia, Porto Alegre e Vitória, além de grandes cidades, como Guarapari e Vila Velha, no Espírito Santo, e Campinas, São Vicente, Santos e São José dos Campos, em São Paulo.

De acordo com informações da empresa ao Mobile Time, “a eficiência econômica é um dos desafios da empresa”, que tem atuação em sete países na América Latina e chegou a 20 milhões de corridas em novembro de 2019. “Segundo o jornal O Estado de São Paulo, a empresa – que queria se tornar um unicórnio – sofreu nos últimos meses com falta de capital, disputas de poder, questões regulatórias e o alto custo das viagens em patinetes, de R$ 8 para cada dez minutos”, explicou ela.

“Embora o movimento de startups milionárias ainda seja um feito novo, casos como o da Grow, Uber e WeWork demonstram que a farra de empresas baseadas em uma única ideia, pautada em tecnologia e financiada quase que exclusivamente por aportes financeiros, pode já estar chegando ao fim. De boas ideias o mundo está cheio. O que precisamos de verdade é de ideias que causem impacto dentro de modelos de negócios auto sustentáveis”, completa.

A especialista conclui dizendo que é preciso lançar um novo modelo de negócio, disruptivo, mas com baixa capacidade de crescimento sustentado e viabilidade econômica. “É preciso inovar sempre, mas levando em consideração que uma empresa de sucesso demanda um casamento perfeito entre propósito e lucro. Afinal, investidores não vão sustentar empresas ineficientes por muito tempo. Inovação nada mais é do que a criatividade emitindo nota fiscal!”, finaliza.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *