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Proteção de dados é investimento e não custo, dizem especialistas 

De acordo com especialistas ouvidos pelo It Fórum, o dinheiro gasto das empresas com proteção de dados e privacidade não é custo, mas investimento. De acordo com Christian Perrone, coordenador de direito e tecnologia do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS-Rio), a questão pode ser encarada até como uma espécie de ROI, onde faz-se o investimento em políticas sólidas de proteção de dados do consumidor e, em troca, tem-se ganhos ao ser percebido pelo público como uma empresa que respeita a privacidade do cliente e é confiável. 

“Existe uma questão de confiança do consumidor e, talvez mais relevante, uma questão reputacional que [empresas] vão ter que levar em consideração”, explica. “Quando mais o consumidor está sabendo que tem esse direito de proteção de dados, mais vai achar estranho quando a empresa não se dá conta, não se importa, não mostra ostensivamente o quanto ela se preocupa com os dados da pessoa”. 

Como pontua Perrone, no entanto, é importante que empresas entendam que essa oportunidade está relacionada à uma responsabilidade grande para as empresas. “Essa responsabilidade não termina nos confins da empresa, ela se propaga: você tem que ter uma boa comunicação, ter transparência, ser claro com o consumidor, e utilizar, assim como nossa lei vai dizer, o mínimo possível de dados de uma maneira mais eficiente de acordo com as finalidades que você colocou”, conclui. 

(Equipe do site)

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