Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Projeto de capacitação para educadores de escolas públicas de educação infantil promoverá ação no RS e PR

Capacitações ocorrem em Arroio do Meio, Novo Hamburgo, Gravataí, Lajeado e Cascavel ao longo do segundo semestre de 2022

Nos dias 06, 13 e 28 de agosto, a cidade de Gravataí recebe o projeto Em busca da infância prometida. O município integra a lista com outras cinco cidades do Rio Grande do Sul e Paraná que sediarão as ações em escolas públicas de educação infantil, que iniciaram em 25 de junho em Arroio do Meio. Situadas em regiões de vulnerabilidade social, as instituições receberão oficinas e equipamentos que proporcionarão ferramentas para que os professores possam desenvolver práticas artísticas com crianças de zero a seis anos. Com realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo – Governo Federal, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio Doctor Clin, Pirelli, Campneus, Fruki e Quero-Quero, o projeto mobilizará atividades em quatro municípios gaúchos e um paranaense: as ações ocorrem em Arroio do Meio, Novo Hamburgo, Gravataí, Lajeado e Cascavel, alcançando 120 professores e 780 crianças no total. Em Gravataí, a instituição selecionada é a EMEF São Marcos, que recebe atividades formativas nos dias 6, 13 e 27 de agosto, além da mostra dos alunos, programada para 09 de setembro.

O projeto, criado pela Amora Produções Culturais, conta com a doação de equipamentos para as instituições e atividades formativas. Cada escola receberá televisor, notebook, caixa de som e câmera filmadora, que serão utilizadas tanto nos workshops quanto nas atividades com os alunos. Os professores participam de 40 horas de oficinas, executadas em formato intensivo presencial e online, aproximando-os das linguagens de teatro, dança, artes visuais, música e audiovisual, que contam com coordenação pedagógica de Bruno Flores Prandini. Após a formação com os educadores, estes irão experimentar na prática as metodologias aprendidas, desenvolvendo práticas educativas em artes com seus alunos, tendo acompanhamento constante dos arte-educadores do projeto. Inspirados pela história de Peter Pan para criarem um universo de brincadeiras e imaginação, a poética da Terra do Nunca norteará as práticas pedagógicas, que serão apresentadas em uma grande mostra ao final do projeto, onde as crianças vivenciarão tudo o que aprenderam e descobriram ao longo de duas semanas de experimento com seus educadores.

No encerramento cada instituição beneficiada receberá um “baú mágico” com um acervo criativo composto por maquiagens, máscaras, instrumentos musicais, fantoches e diversos outros recursos que possibilitarão que as crianças trabalhem com a linguagem artística não só durante a realização do projeto, mas em diversos outros momentos. Ao final das atividades, um documentário sobre o projeto será  lançado nas redes sociais, reunindo imagens das capacitações, da mostra dos alunos, assim como depoimentos dos participantes. Esses vídeos também serão criados dentro da sala de aula, a partir do olhar de cada professor que registrará momentos das práticas com as crianças. O próximo município a receber as atividades é Gravataí, no mês de agosto.

Em busca da infância prometida é uma realização da Amora Produções Culturais, empresa de Porto Alegre, surgida em 2012, que tem como foco a realização de projetos culturais que tenham impacto social e contribuam para o desenvolvimento das regiões beneficiadas. Suas ações buscam fomentar o acesso, a descentralização e o surgimento de novas plateias para o mercado cultural.  Em seus anos de atuação, contam com mais de 50 projetos aprovados, beneficiando mais de 300 mil pessoas e impactando mais de 150 cidades. Para mais informações, acesse: instagram.com/amoraproducoesculturais

fonte: Assessoria de Flor em Flor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *