Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Projeto cria rede de cidades inteligentes brasileiras

O projeto Inteligência Artificial Recriando Ambientes (IARA), rede de cidades inteligentes que integra cerca de 20 universidades, governos e iniciativa privada, cria uma rede de cidades inteligentes que integra cerca de 20 universidades, governos e iniciativa privada. De acordo com o o coordenador do projeto, André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da Universidade de São Paulo (USP), o objetivo é criar uma rede de pesquisa nacional.

“A rede funciona de forma autônoma, complementar e colaborativa, com vários parceiros e subsedes no Pará, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Essa é a primeira vez que academias de várias regiões do país se uniram com empresas e prefeituras para realizar esforço colaborativo e transformar cidades brasileiras em inteligentes”, disse.

No entanto, uma implantação da internet 5G é fundamental para que as cidades inteligentes possam funcionar em toda a sua essência. “Esses dados vão ser transmitidos continuamente em tempo real ao gestor público, facilitando a tomada de decisão e melhorando a qualidade de vida da população”, completou.

O projeto é apoiado pelo Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), e coordenado pelos professores André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP em São Carlos e Carlos Renato Francês Lisboa, do Laboratório de Tecnologias Sociais da Universidade Federal do Pará.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *