Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Produção industrial tem pior março desde 2002

A produção industrial caiu 9,1% no mês de março, sendo este o pior resultado para o mês desde o ano de 2002, segundo informou a Pesquisa Industrial Mensal (PIM), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No ano passado, a queda foi de 3,8%, o quinto resultado negativo seguido nessa comparação.

De acordo com o gerente da pesquisa do IBGE, André Macedo, esse resultado foi influenciado diretamente pela crise do novo coronavírus. “Esse impacto da pandemia fica evidenciado quando se compara com o mês de fevereiro, já que a taxa é fortemente negativa e representa a queda mais intensa desde maio de 2018, quando houve a greve dos caminhoneiros. E não apenas pela magnitude da taxa, mas também pelo alargamento por diversas atividades, incluindo todas as quatro categorias econômicas e 23 das 26 atividades pesquisadas”, analisa Macedo.

Além disso, alguns analistas ainda esperam resultados piores para abril. “O cenário mais provável é vermos a indústria puxando para baixo o PIB do primeiro trimestre. Nas nossas contas, o setor deve encerrar 2020 abaixo do nível que tinha no final de 2019, com aceleração da tendência de queda em abril”, diz o economista sênior do Banco ABC Brasil, Daniel Xavier.

(Equipe do site)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *