Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Preocupação do brasileiro é pagar as contas do mês

A maior preocupação atual dos brasileiros, quando se trata das finanças, é pagar as contas do mês, como água, luz e aluguel. Foi isso que informou uma pesquisa recente realizada pela seguradora Zurich, em parceria com a Universidade de Oxford, no Reino Unido.

Nesse cenário, dos 1,1 mil trabalhadores brasileiros consultados, 44% apontaram como principal fator de preocupação financeira fechar as contas do mês, sendo que somente 34% está preocupado com a aposentadoria. “Foi só a partir do controle da inflação que criamos condições para as pessoas pensarem em fazer poupança. Com hiperinflação não há como se pensar em longo prazo. Então o Brasil é adolescente nesse aspecto”, avalia o presidente da Zurich no Brasil, Edson Franco.

Quando levado em consideração o quadro global, a mesma pesquisa, feita com 16,9 mil pessoas de 15 países, mostra que ter uma poupança adequada para a aposentadoria é a maior preocupação para 44% dos entrevistados. “É muito difícil você pensar no futuro quando o seu presente não está garantido. Mas isso pode se tornar um hábito nocivo, quando mesmo tendo uma reserva a pessoa não poupa pelo hábito de não pensar no futuro. Há uma questão de formação de cultura de poupança, mas também uma questão de capacidade de poupança”, afirma Franco.

(Equipe do site)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *