Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Preço da tarifa de energia cresceu 100% desde 2013

O preço da tarifa de energia cresceu cerca de 100% no Brasil desde o ano de 2013, ou seja, passou de R$ 300 por megawatt-hora no ano em questão para R$ 602 em 2021, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A passagem do ano de 2012 para 2013 teve a menor tarifa dos últimos 20 anos.

De acordo com Alexei Vivan, diretor-presidente da ABCE (Associação Brasileira de Companhias de Energia Elétrica), parte das empresas de geração de energia com concessões em encerramento tinha outros contratos de energia para cumprir. “Além disso, as regras da MP para a renovação das concessões não eram vantajosas, pois a receita de energia que teriam proveniente das concessões renovadas não seria o suficiente. Isso impossibilitou a renovação das concessões dessas empresas”, disse.

“Com isso, não participaram dos leilões e as distribuidoras de energia ficaram descontratadas, necessitando comprar energia no mercado livre, com valor mais caro, para fornecer aos consumidores”, completa.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *