Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Política sempre influencia economia, diz Fraga

O ex-presidente do Banco Central e sócio da Gávea Investimentos, Armínio Fraga, afirmou que uma agenda liberal não consegue blindar a economia dos ruídos políticos. Ele afirma que, muitas vezes, assuntos que não são econômicos podem influenciar. 

“A política sempre afeta a economia, diretamente através das expectativas e indiretamente através de fatores que, à primeira vista, não parecem ser econômicos, mas que, na prática, são. Está tudo muito imbricado com a questão maior do investimento, da confiança, até mesmo do gasto das pessoas, que ficam com medo”, afirma ele. 

Além disso, o especialista indicou também que o quadro geral inspira cuidados. “Estamos olhando não apenas instituições, mas valores. Essa questão está presente desde a campanha, e diz respeito a preconceitos os mais variados, de questões raciais à misoginia e ao obscurantismo. Esse clima afeta as decisões das empresas e das pessoas, e representa um retrocesso no desenho de país que temos que construir. Há no ar também uma certa forma truculenta de agir. O aparelho de Estado não pode ser pressionado ou usado para ameaçar pessoas. As discussões públicas precisam ser civilizadas e substantivas”, conclui. 

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *