Insira sua pesquisa e pressione ENTER

PIB do RS está acima da média nacional

O Produto Interno Bruto (PIB) do estado do Rio Grande do Sul acabou fechando o segundo trimestre do ano de 2019 com um aumento de 4,7% na comparação do mesmo período em 2018, ficando acima da média nacional. De acordo com Fábio Pesavento, professor de economia da ESPM Porto Alegre, esse fato se deve a quatro fatores principais.

O primeiro deles é a fraca base de comparação com o mesmo período do ano anterior, quando o estado passava por uma grave seca, sem contar com a greve dos caminhoneiros que prejudicou a economia como um todo. Outro fator é o desequilíbrio estrutural que o estado enfrenta nas contas públicas e isso tem feito com que o setor público no Estado do Rio Grande do Sul não possua capacidade para investir e atender às suas funções fundamentais, como disponibilizar à população serviços públicos de qualidade, e ainda menos para induzir o Estado ao desenvolvimento econômico.

Além disso, existe também o agronegócio, já que a safra nesse momento se mostra positiva, com o crescimento da agropecuária sendo influenciado, principalmente, pelos aumentos das produções de soja e de milho, em recuperação depois da queda de produção provocada pela estiagem em 2018. Para finalizar, ele explica que é levada em consideração a indústria, que cresceu mais de 4% acima da média de todo o País.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *