Insira sua pesquisa e pressione ENTER

PIB do Agro é revisado para cima  

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revisou para cima a sua última projeção para do Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário, mas especificamente de 2,2% para 2,6%. Os dados são feitos na comparação com 2020, e mostram crescimento de 2,7% para a produção vegetal e 2,5% para a produção animal. 

De acordo com Pedro Garcia, um dos autores do estudo e pesquisador associado do Ipea, a “produção de suínos e frangos foi impulsionada pelo aumento do consumo em substituição ao da carne bovina, que permanece com preço elevado e oferta limitada de animais para abate”.  

O levantamento foi realizado com base nas estimativas do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e em projeções próprias para a pecuária a partir de dados das Pesquisas Trimestrais do Abate, Produção de Ovos de Galinha e Leite. 

“No caso da produção vegetal, a ocorrência de choques climáticos adversos no Centro-Sul e a possibilidade de adoção de medidas restritivas ao uso da água para a lavoura – em função da necessidade de poupar o recurso para a geração de energia hidroelétrica – pode afetar negativamente as estimativas para alguns produtos. No que diz respeito à produção animal, o risco continua sendo uma possível frustração na projeção de crescimento da produção de bovinos, que pode ser impactada por uma recuperação na oferta de animais mais lenta do que o projetado”, conclui o Ipea. 

(Equipe do site)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *