Insira sua pesquisa e pressione ENTER

PESQUISA INDICA QUE APENAS 18% DAS PREFEITURAS TÊM PLANO PARA CIDADE INTELIGENTE

A pesquisa TIC Governo Eletrônico 2017 apontou que apenas 18% das prefeituras brasileiras têm um plano para utilizar recursos inteligentes em suas cidades como o acompanhamento em tempo real de semáforos e ônibus, por exemplo. O dado faz parte da pesquisa TIC Governo Eletrônico 2017, que foi divulgada na quarta-feira (02.04). 

O levantamento foi realizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), que estudou pela primeira vez o nível de adoção de projetos de tecnologia nas gestões municipais. Segundo a pesquisa, a adoção de planos para cidades inteligentes é maior em cidades que possuem mais de 500 mil habitantes, onde o índice chega a 70%, enquanto nas cidades que tem menos de 10 mil habitantes a adoção é de apenas 10%. 

As ações tecnológicas que mais foram adotadas pelas cidades é o uso de de bilhete ou cartão eletrônico como forma de pagamento no transporte público, que pode ser observada em 81% das capitais brasileiras. Outra alternativa aplicada nas cidades é o semáforo inteligente, que pode ser operado à distância e foi encontrado em 69% das capitais. 

Os dados também mostram que cerca de três a cada cinco capitais possuem GPS instalado em sua frota de ônibus e metade desses veículos utilizam sensores para monitorar situações de risco como enchentes, por exemplo. Além disso, os sistemas de iluminação inteligente já funcionam em um terço das capitais e são usados para medir o consumo de energia ou alterar as áreas iluminadas. 

Os números também indicaram que o índice de municípios atendidos por internet via conexão a cabo ou fibra ótica passou de 69% em 2015, para 83% em 2017. 

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *