Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Peritos conseguem hackear urna eletrônica

Peritos da Polícia Federal atuaram como hackers e conseguiram gerar um boletim falso de urna eletrônica, obter a chave criptográfica da urna e abrir o Registro Digital do Voto, que é o que garante o sigilo. A invasão foi feita durante um teste de higidez do sistema eleitoral.

“Participaram do teste público de segurança do sistema eletrônico de votação, teste este que foi composto talvez pelos maiores nomes da computação no Brasil. E o resultado foi que esses profissionais conseguiram sim, encontrar diversos vícios, diversas falhas no sistema eletrônico de votação”, disse o procurador da associação dos Peritos Criminais Federais, advogado Alberto Emmanuel Albertin Malta.

Ele afirma que a democracia do país não pode estar sujeita ao controle de alguns poucos técnicos que têm acesso ao código-fonte e a chaves criptográficas. “É necessário haver um controle do controlador. Garantir auditoria ao próprio sistema eletrônico que se pretende ver se está sendo fraudado ou não, é garantir ao fraudador fraudar a própria auditoria. Assim, a impressão do voto permitirá que em eventual situação de dúvida a respeito da higidez do processo de escrutínio, possa haver efetivamente uma auditoria. O Brasil é o ultimo pais que ainda adota o sistema de RE sem a impressão do registro”, conclui.

(Equipe do site)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *