Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Perfeccionismo pode ser barreira para crescimento

O perfeccionismo, que por muitas vezes como uma qualidade indispensável, hoje pode ser uma das principais barreiras para o crescimento profissional. De acordo com o portal especializado administradores.com.br, dependendo da maneira como essa característica se manifesta, ser perfeccionista pode diminuir a produtividade e a capacidade de adaptação e aprendizado.

Sendo assim, a consultora e coach executiva Caroline Marcon afirma que o perfeccionismo normalmente “ataca” profissionais de alto desempenho, que são referências na sua área. Para eles, a máxima qualidade é um dos valores fundamentais. “No mundo ágil, a geração de valor deve ser avaliada de acordo com a necessidade do contexto específico. Precisa ser feito, mas não necessariamente perfeito – é o ‘fit for purpose’. A regra é experimentação e ‘time to market’, sabendo que o tempo é um ativo que deve ser priorizado sempre”, afirma.

Caroline ressalta que os perfeccionistas tendem a se concentrarem excessivamente nos detalhes, perdendo assim a visão do todo. “Esses profissionais também gostam de resolver tudo sozinhos, de dar a ‘última checada’ e têm dificuldades em delegar, o que dificulta a ascensão para cargos de liderança”, diz.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *