Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Perdas na produção da soja devem balançar a economia

Dados divulgados por uma pesquisa da Agroconsult indicam que a quebra da safra de soja 2018/2019 de Paraná e Mato Grosso do Sul já chegou a 10% de perdas em cada estado. De acordo com a consultoria, esse pode ser um fator que venha alterar a projeção econômica do setor.

Nesse cenário, o sócio analista da Agroconsult, André Debastiani, afirmou que existem locais com uma produção crítica, chegando a ter rendimentos na casa das 30 sacas por hectare, podendo ser menos da metade na comparação anual. “O norte do Paraná, o oeste do Paraná e o sul de Mato Grosso do Sul foram muito afetados, reduziu-se muito o potencial produtivo”, indica.

Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), do governo do Paraná, a estimativa da produção no Estado foi reduzida em 12% na semana passada, podendo totalizar 16,8 milhões de toneladas. No entanto, o analista explica que, devido a irregularidade da situação, fica difícil estipular uma média geral confiável.

A consultoria estima que o Brasil colherá neste ano 117,6 milhões de toneladas de soja. “Eu diria que esses 117 milhões têm viés de baixa. Já sabemos que Bahia e Maranhão estão secos e que o próprio Mato Grosso do Sul continua muito quente… Diminuir mais 1 (milhão) ou 2 milhões de toneladas é factível”, conclui.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *