Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Pandemia expõe exclusão digital no Brasil

“A pandemia do Covid-19 evidenciou problemas que já vivenciávamos há muito tempo, quanto à oferta e qualidade dos serviços de conectividade que são providos no Brasil em algumas regiões, bem como de acesso à internet, problemas esses que necessitam ser equacionados com urgência”. Quem afirmou isso foi Edelvicio Souza Junior, em um artigo publicado no portal especializado itforum.com.br.

Ele explica que não temos ainda uma cobertura de redes banda larga em todo o território brasileiro e ainda há uma carência de acesso à internet à população menos privilegiada. “Essa Exclusão Digital trará sérios impactos na formação de nossas crianças e adolescentes, principalmente aqueles oriundos de famílias menos privilegiadas ou que residem em regiões do país onde não há cobertura de redes banda larga. Se hoje já enfrentamos sérios problemas de desigualdades sociais, a Exclusão Digital que estamos vivenciando tende a aumentar sobremaneira essas desigualdades, além do que, trará séria consequências para o enriquecimento e desenvolvimento do Brasil”, comenta.

“O fato de parcela expressiva do acesso à internet ser feito por telefone celular, com índices maiores na população das classes D e E e na população preta e parda, trouxe sérias consequências durante a pandemia, uma vez que boa parte desses usuários utiliza planos pré-pagos, o que comprometeu sobremaneira a possibilidade de acesso às aulas virtuais, principalmente, pelos alunos de escolas públicas. Sabidamente, os telefones celulares não são os melhores dispositivos para o aprendizado online. O dispositivo adequando seria um computador, um notebook ou um tablet. E como vimos nos dados acima, apenas 14% dos lares dos brasileiros das classes D e E possuem esses equipamentos”, conclui.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *