Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Pandemia causa fechamento de 522 mil empresas em junho

A pandemia do novo coronavírus foi responsável pelo fechamento de 522,7 mil empresas no País na primeira quinzena de junho, segundo informações divulgadas pela Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas Empresas, que integram as Estatísticas Experimentais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com os dados, esse número representa quase 40% dos 1,3 milhão de estabelecimentos que estavam fechados nesse período, fosse temporariamente ou definitivamente.

Entre as empresas fechadas pela pandemia, 518,4 mil (99,2%) eram de pequeno porte, ou seja, tinham até 49 empregados, outras 4,1 mil tinham porte intermediário, de 50 a 499 empregados, e 110 eram grandes empresas, possuíam mais de 500 empregados. Para o coordenador de Pesquisas Conjunturais em Empresas do IBGE, Flávio Magheli, no entanto, as pequenas empresas já vinham com dificuldade. “O que surpreende, mas muitas das empresas pequenas já vinham com dificuldades antes da crise”, contou Magheli.

“Tem a ver com uma reação mais criativa da empresa, que tem a ver com mais investimento”, disse Alessandro Pinheiro, coordenador de Pesquisas Estruturais e Especiais em Empresas do IBGE. “É mais pró-ativa, uma busca de alternativas e oportunidades para atenuar a queda na receita”, completou.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *