Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Organizações orgânicas traz conceitos dinâmico para os negócios

O conceito de organizações orgânicas (O2), uma tecnologia social que ajuda organizações a se tornarem mais adaptativas e ágeis através de uma abordagem inovadora, é conceito relativamente novo e promete trazer dinamismo para os negócios. De acordo com o designer organizacional e estrategista de produtos digitais Renato Caliari, a O2 traz um conceito mais dinâmico e abrangente para o enfrentamento de situações.

A organização orgânica visa dar uma estrutura mínima para uma organização prosperar em um mundo complexo, saindo de abordagens extremas, limitadas e perigosas de controle e planejamento, para abordagens de experimentar, aprender e adaptar”, diz Caliari. “A O2 é uma tecnologia social que bebe de fontes como a holacracia, a sociocracia 3.0 e também a comunicação não-violenta, criando um conjunto de padrões que apoia e desenvolve tanto o espaço organizacional quanto o espaço tribal”, completa.

Enquanto as estruturas tradicionais envolvem um modelo de cargos em que uns estão hierarquicamente acima dos outros, na O2 esse paradigma é quebrado, e o tradicional organograma de pirâmide é substituído por círculos e papéis. “Nos sistemas tradicionais as pessoas disputam a subida na pirâmide para deter mais poder, prestígio e maior remuneração. Em uma estrutura orgânica, a hierarquia não é de poder, mas sim de níveis de especificidade”, afirma Caliari.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *