Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Oportunidades com 5G vão além da conectividade

Muito se fala sobre o poder da conectividade do 5G, mas a tecnologia vai muito além disso, segundo Luciano Saboia, que é gerente de Pesquisa e Consultoria de Telecomunicações da IDC Brasil. “Ela provoca uma alteração da arquitetura da rede atual e permite a adoção de novos serviços e aplicações mais abrangentes, tanto para pessoas como para empresas, indo muito além das receitas puras de assinatura de dados”, comenta ele, em um artigo publicado no It Fórum.

“Dessa forma, veremos o ecossistema do 5G se formar, composto por provedores de serviços, integradores de sistemas, fornecedores de rede e de equipamentos atuando entre si, por meio de parcerias e colaboração mútua. Isso já vem ocorrendo em mercados maduros e será necessário criar e estimular o mesmo no Brasil. Ao contrário das gerações anteriores (2G, 3G e 4G), o 5G foi projetado para trabalhar com uma arquitetura em vários tipos de espectro, permitindo entregar soluções customizadas de acordo com os requisitos de latência, velocidade e cobertura que uma determinada situação ou caso de uso exige. Para tanto, o novo ecossistema exigirá bandas baixas, médias e altas, além de um equilíbrio entre o espectro licenciado, compartilhado e não licenciado”, completa.

Segundo ele, ampliar o escopo dos serviços prestados pode gerar oportunidades de rentabilizar a infraestrutura do 5G e de recuperar valores investidos tanto na rede legada quanto na nova tecnologia. “É esperado que o Private 5G seja um mecanismo de inovação para empresas e um habilitador e acelerador para IoT, Indústria 4.0 e Edge Computing, antecipando a transformação digital no país. Nesse sentido, as redes privadas móveis de 5G podem ser interessantes à medida que permitem embarcar serviços gerenciados e de valor agregado, alavancando contratos de longo prazo e receitas recorrentes”, conclui.

(Equipe do site)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *