Insira sua pesquisa e pressione ENTER

O que se precisa saber sobre cloud computing?

Mesmo sendo um serviço em expansão, o cloud computing gera uma série de dúvidas nos líderes de negócio, segundo afirmou Edilson Pimentel é CTO da Nublify, que escreveu um artigo publicado no portal especializado do It Fórum. Uma das principais coisas para se saber é que existem tipos distintos de nuvem.

“Na nuvem privada, existe um alto custo inicial com aquisição ou locação de uma infraestrutura para uso exclusivo de um espaço, mas esse investimento se justifica quando há o desejo de personalizar o ambiente ou a necessidade de armazenar dados estratégicos e que demandam tempo de resposta rápido. Na nuvem pública, a hospedagem da aplicação ou do serviço é mais padronizado pois acontece em um ambiente que atende diversas empresas simultaneamente, mas com as devidas camadas de proteção para que uma organização não tenha acesso aos dados da outra. Há também a nuvem híbrida, que como o próprio nome sugere é uma mescla entre o serviço da nuvem privada e pública”, diz.

Outro fator interessante é de que a nuvem agrega valor (e não apenas custo) ao seu negócio. “Toda empresa que decide migrar seu ambiente para a nuvem precisa estar preparada para absorver os custos de implementação e manutenção do ambiente. Como eu disse no tópico anterior, a nuvem privada exige um investimento maior de aquisição ou aluguel que se justifica. Porém, em todos os tipos existe a possibilidade de pagar somente pelo espaço que se usa, com a flexibilidade de aumentar ou reduzir essa disponibilidade de acordo com necessidades pontuais do negócio que exija infraestrutura mais enxuta ou robusta”, indica.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *