Insira sua pesquisa e pressione ENTER

O que é a metodologia de effectuation?

A Effectuation é uma metodologia desenvolvida em 2001 pela Professora de Administração de Empresas e Empreendedorismo Saras D. Sarasvathy, da University of Virginia, nos Estados Unidos. Ela é utilizada por milhares de negócios de sucesso em todo o mundo e vem ganhando destaque.

“A ideia veio de um estudo que chamo de expert entrepreneurs, que são pessoas que não apenas foram bem-sucedidas, mas que passaram por riscos múltiplos, incluindo vitórias e derrotas, e aprenderam lições importantes graças às suas experiências”, conta. Estudei esses empreendedores usando métodos de ciência cognitiva, em que olhei como essas pessoas pensam, como tomam decisões e como agem. E observei que todos esses princípios estão atrelados a uma filosofia, que decidi nomear como Effectuation”, completa.

De acordo com ela, a metodologia é a ideia de que é possível criar efeitos sobre coisas que estão fora de controle. “Tradicionalmente, o que ensinamos nas escolas de negócios é o pensamento causal, que são as múltiplas cláusulas e decisões que empreendedores precisam tomar. Mas a realidade é que os experts fazem algo totalmente diferente: eles olham ao redor de si mesmos e observam o que têm sob controle, e separam daquilo que não têm”, conclui.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *