Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Novas tendências tecnológicas impactarão a construção civil

Uma série de novas tendências tecnológicas estão surgindo para melhorar a construção civil, segundo o que informou Alexandre Pandolfo, que é engenheiro Civil formado pela Escola Politécnica da USP em 1993, com especialização em negócios pela ESPM e pela Fundação Dom Cabral, em um artigo publicado na Gazeta do Povo.

Dentre estas tendências estão alguns novos materiais, como os pré-moldados, os sistemas do tipo steel-frame, o aço e as soluções à seco. “Aliás, como exemplo curioso em termos de novos materiais quase não existem no Brasil profissionais calculistas de UHPC (do inglês, ultra high performance concrete). Se tiver interesse, procure por “ductal” nos metabuscadores. Ele já tem mais de 20 anos de vida”, comenta.

Os exoesqueletos também podem aparecer nos canteiros de obras, antes até dos robôs. “O uso aqui mais adequado e previsto é para trabalhos mais pesados e com repetição. O acesso e a produtividade serão melhorados, bem como as questões de segurança”, indica.

Em relação aos robôs, os trabalhos com necessidade de interação humana e julgamento serão os mais difíceis de serem substituídos. “Segundo a McKinsey, 16 milhões de empregos serão atingidos pela automação até 2030”, conclui.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *