Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Novas tecnologias ajudam no combate à incêndios

Algumas empresas de tecnologias estão trabalhando em alternativas para combater incêndios florestais ao redor do mundo, de acordo com o portal especializado Whow!. De acordo com Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a média de queimadas na Amazônia subiu 6% em relação ao mesmo período do ano passado e esses eventos vêm aumentando também na Califórnia (EUA) e na Austrália, depois de ocasiões na Europa em um passado recente.

No entanto, as coisas estão avançando lentamente, já que “quaisquer novas tecnologias também podem levar anos para serem validadas e inseridas em agendas públicas e nos serviços governamentais”, diz o portal. “Outro motivo que ainda limita a implementação de tecnologias para o combate às queimadas é o baixo acesso mundial à internet 5G, segundo o TechWire”, completa.

“A Chooch AI, uma empresa de inteligência artificial de São Francisco (EUA), está usando um sistema que analisa imagens de satélite a cada 10 minutos para identificar novos focos de incêndios florestais. A tecnologia envia e-mails imediatamente à agências de combate a incêndios assim que os focos são detectados. Isso evita que os fogos passem despercebidos por muito tempo, além de prevenir trotes ou falsos alarmes”, concluiu, citando um exemplo.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *