Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Monitor do PIB indica alta na atividade econômica em maio

O monitor do Produto Interno Bruto (PIB) da Fundação Getulio Vargas (FGV) mostrou que a soma de todos os bens e serviços produzidos no país cresceu 1,8% em maio. Em abril, o índice tinha apresentado queda de 0,7% e, em valores o PIB acumulou, do início do ano até maio, R$ 3,43 trilhões.

“Em maio, com relação ao mesmo mês do ano passado, a economia seguiu no ritmo de intenso crescimento observado desde abril devido à baixa base de comparação em 2020. Isso é reflexo do crescimento em todas as atividades econômicas e componentes da demanda”, diz Claudio Considera, coordenador do Monitor do PIB.

Neste relatório, foi realizado exercício adicional com relação a série com ajuste sazonal uma vez que a pandemia de Covid-19 exerceu influência nos fatores sazonais de 2020 que podem não estar realmente relacionados a sazonalidade. “Alguns institutos de estatística internacionais estão analisando esses impactos1 e, por esta razão, além do ajuste sazonal habitual que contempla o período de janeiro de 2000 a maio de 2021, foi realizado adicionalmente o ajuste sazonal para 2020 e 2021 considerando os fatores sazonais referentes a 2019 e o fator calendário corrente”, completa.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *