Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Mitos sobre a inovação empresarial

O especialista Alexandre Pierro, fundador da Palas, consultoria em gestão da qualidade e inovação, fez uma lista contendo uma série de mitos sobre a inovação empresarial. De acordo com ele, que é engenheiro mecânico pelo Instituto Mauá de Tecnologia e bacharel em física nuclear aplicada pela Universidade de São Paulo (USP) essa listagem poderá ser bastante útil para os empresários.

“A inovação é complexa por si só e, erros de compreensão, muitas vezes, levam a aplicações infrutíferas e a uma banalização do termo. O pior é que isso afasta as empresas do que realmente pode ser algo positivo. O medo do equívoco, do charlatanismo e do banal são alimentados pela ignorância de quem aplica uma inovação equivocada, e daqueles que ainda não construíram um senso crítico sobre o conceito, dado que é algo em expansão”, afirmou ele em um artigo publicado no portal itforum365.com.br.

O primeiro mito desmistificado pelo especialista é de que inovação significa tecnologia, segundo ele, “não importa o quão tecnológica seja uma solução. O importante é o problema que ela resolve”. Na sequência, Pierro afirma que a inovação não vem da inspiração, mas sim de uma boa gestão. “Muitas inovações analógicas ou mesmo no modelo de negócios podem ser mais relevantes que as inovações tecnológicas”, indica.

Desta forma, assim como a inspiração não é o ponto principal, muito menos é o acaso. “A inovação acontece como consequência do entendimento de um problema com o cruzamento do seu repertório. Quanto mais profundo você for nesses dois quesitos, melhores ideias terá”, completa. “Criar um ambiente fértil para a aprendizagem, experimentação e proliferação de ideias é fundamental para garantir que sua empresa seja inovadora”, conclui.

(Equipe do site)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *