Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Migração para Indústria 4.0 economizará R$ 73 bilhões/ano

A redução dos custos industriais no Brasil, a partir da migração da indústria para o conceito 4.0, será de, no mínimo, R$ 73 bilhões/ano, segundo informou um levantamento da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). De acordo com Leonel Nogueira, CEO da Global TI, em um artigo publicado no portal especializado itforum365.com.br, essa economia envolve ganhos de eficiência, redução nos custos de manutenção de máquinas e consumo de energia.

“Para não ficar para trás, o país precisa formar profissionais qualificados, para planejar, executar e gerenciar as inovações tecnológicas que a indústria 4.0 demanda. Além do conhecimento técnico, é necessário estimular a criatividade, a proatividade e o gosto pela inovação. Por meio da tecnologia é possível fazer a fusão dos mundos físico, digital e biológico, com a Manufatura Aditiva (Impressão 3D), a IA, IoT, a Biologia Sintética e os Sistemas Cyber Físicos (CPS)”, comenta ele.

Além disso, ele explica que a transformar a indústria hoje significa que a despeito dos desafios trazidos pela 4a revolução industrial, as empresas têm espaço para fazer um uso mais eficiente dos seus recursos. “Isso se traduz na implementação de formas mais eficientes de gestão com metodologias ágeis e enxutas, além de orientar processos e decisões a partir da análise em tempo real dos dados de produção”, completa.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *