De acordo com uma pesquisa do site de empregos Indeed, mais da metade dos trabalhadores (53%) acredita que o trabalho remoto deve se manter após a pandemia. Além disso, 30% acham que se trata apenas de uma fase e 22% dos entrevistados pelo estudo entendem que o home office intensificará a concorrência e tornará mais difícil encontrar um emprego, ao contrário de 35% que pensam diferente.
“O trabalho remoto permite que profissionais de diferentes localidades concorram às vagas, o que amplia as oportunidades para os profissionais que moram longe dos grandes centros. Por outro lado, isso pode aumentar a concorrência em alguns casos”, explica Felipe Calbucci, diretor de vendas do Indeed no Brasil.
Dentre os principais benefícios do home office foram citados a economia em transporte, alimentação fora de casa e outros gastos ligados ao deslocamento (60). “O deslocamento até o local de trabalho costuma ser um grande fator de estresse para muitos profissionais brasileiros. Além dos custos elevados com passagens e combustível, sente-se que o tempo gasto nesse percurso (muitas vezes em condições nada confortáveis) poderia ser empregado de forma muito mais satisfatória em outro lugar”, comentou Calbucci.
(Equipe do site)