Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Mesmo com desaceleração, inflação é a maior desde 2016

A inflação acabou desacelerando no mês de abril, mas mesmo assim ainda é a maior para o período desde o ano de 2016. Nesse cenário, O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que considera a inflação oficial do país, ficou em 0,57% em abril, abaixo da taxa de 0,75% de março. 

“A desaceleração do IPCA na verdade é uma devolução, um retorno de altas que aconteceram em março especialmente nos alimentos e nos combustíveis”, explicou o economista do IBGE Fernando Gonçalves, destacando que o índice acumulado em 12 meses “ainda tem a influência da alta de 1,26% de junho do ano passado, por causa da greve dos caminhoneiros”, completa. 

Com isso, o índice acumulado em 12 meses avançou para 4,94%, contra os 4,58% no período de um ano anterior imediato, sendo que a meta central de inflação do governo para 2019 é de 4,25%. Segundo o IBGE, trata-se do maior índice para o período de 12 meses desde janeiro de 2017, quando o índice chegou a 5,35%. 

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *