Insira sua pesquisa e pressione ENTER

MERCADO DE TECNOLOGIA FATUROU R$ 467,8 BILHÕES EM 2017

Estimativas divulgadas pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), que é composta por 60 companhias, apontou que as empresas de tecnologia movimentaram R$ 467,8 bilhões em 2017. Os números mostram que startups brasileiras de tecnologia tiveram crescimento de 5,4% em comparação com o ano anterior. 

O setor de telecomunicações foi o que mais impulsionou esse crescimento, representado quase metade do valor arrecadado pelas empresas de tecnologia. Já as empresas de hardware, software, serviços, nuvens, estatais, BPO, exportações e produção de tecnologia da informação somaram 238,9 bilhões, o que equivale a um crescimento de 9,9% na variação anual. 

A pesquisa também indicou que a tecnologia da informação e a comunicação tiveram participação de 7,1% do Produto Interno Bruto (PIB) durante o ano anterior. Segundo Sergio Paulo Gallindo, presidente executivo da Brasscom, a tendência é que os setores que envolvem a tecnologia cresçam ainda mais durante os próximos anos e representem quantias ainda mais significativas nas próximas avaliações. “Anos atrás, crescíamos com taxa nominal mais forte, perto de 10%, mas tivemos dois anos bastante difíceis com a crise. Em 2017, observamos uma recuperação do crescimento”, explica. 

De acordo com os dados da  Brasscom, as empresas de tecnologia criaram 1,6 milhão de novos postos durante 2017, valor quase igual ao registrado no ano anterior. São Paulo é o estado brasileiro que mais concentra vagas na área, com 42,9% do total de funcionários trabalhando com harware, sofware e serviços relacionados com a área, o que é equivalente a 350.662 profissionais.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *