Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Mapa suspende exportação de carne para a China

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) acabou por suspender as exportações de carne bovina para a China após a confirmação de um caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB). De acordo com a CarneTec Brasil, a popularmente conhecida como “mal da vaca louca” está ocorrendo no Mato Grosso. 

A suspensão temporária na emissão de certificados sanitários para a China será mantida “até que a autoridade chinesa conclua sua avaliação das informações já transmitidas sobre o episódio”, informou o Mapa em nota na segunda-feira (03). 

“Após notificada sobre a ocorrência, a Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) determinou o encerramento de caso sem alteração do status sanitário brasileiro, que segue como risco ‘insignificante’ para a doença”, disse a CarneTec. “A OIE informou ainda que não haverá relatórios suplementares sobre o caso”, completou o Mapa. 

O mal da vaca louca em questão foi identificado em uma vaca de corte que tinha 17 anos, no entanto, o Mapa informou que todo o material de risco específico para EEB relacionado ao animal foi eliminado “não havendo ingresso de nenhum produto na cadeia alimentar humana ou de ruminantes”, conclui.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *