Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Malware usa fake news para atacar em massa

O malware Emotet voltou a ser ativado pelo grupo “Mummy Spider” e está sendo utilizado com fake news para realizar ataques massivos. O malware espalha três grandes botnets por meio de campanhas de phishing que podem rapidamente infectar o Active Directory, da Microsoft, usando ataques de força bruta.

“A única forma de coibir esse tipo de ação é rastreando rotinas de comportamento de usuários e utilizando modelos preditivos que possam rastrear e identificar a ação do Emotet na rede, em e-mails, proxy e arquivos de sistemas. A ação dos criminosos costuma ser rápida e as perdas grandes. Com a LGPD, agora as empresas serão cada vez mais responsabilizadas por vazamentos e roubos de informações sensíveis”, alerta Carlos Rodrigues, vice-presidente da Varonis para América Latina.

Esse malware surgiu em 2014 como um banking trojan e evoluiu para se tornar um distribuidor de outros malwares ou campanhas maliciosas. “O Emotet vai simular o comportamento de um usuário normal, conectando-se e baixando as informações. O código também emula ação do usuário rodando comandos e a única maneira de controlar isso é desabilitando o PowerShell, ou criando políticas de acesso bem restritas”, completa.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *