Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Liberdade econômica deve aumentar produtividade

A liberdade econômica e a reforma tributária podem ser a chave para o aumento da produtividade brasileira, segundo afirmou o Coordenador de Economia Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV), Armando Castelar. Para ele, a desburocratização está no sentido correto.

“Essas regras vão ajudar, mas ainda é um objetivo distante. O problema da produtividade é de investimento. O Brasil investe muito pouco. Então, criam-se ocupações em empresas pouco produtivas. Ocupações de alta produtividade do trabalho são nas grandes, que têm capital, tecnologia moderna. Pensa num trabalhador da construção que faz bico e vai para uma grande incorporadora, com maquinário, paredes pré-fabricadas, função específica. Ele é muito mais produtivo”, comenta.

O especialista afirmou também que o Brasil está vivendo um problema de abstinência do incentivo público, estatal. “Durante muitas décadas sempre foi o governo a resolver quando as coisas ficam mal. Você olha para Brasília e espera o que o governo vai fazer, se vai vir um novo plano nacional de desenvolvimento, de campeão nacional. Temos que sair disso porque não tem mais dinheiro. Agora o setor privado tem que fazer as coisas, mas não está acostumado. Continua olhando para Brasília”, completa.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *