Insira sua pesquisa e pressione ENTER

“Leilão de 5G não vetará tecnologias”, diz Pontes

O ministro da Ciência, Tecnologia e Comunicações, Marcos Pontes, garantiu que o leilão do 5G não vai impor nenhum tipo de restrição à tecnologia chinesa nem a nenhuma outra. Anteriormente o presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou que a última palavra sobre esse assunto seria do ministro.

“Qualquer tipo de ação com relação ao mercado tem de ser feito baseado em dados. Nós não interferimos no mercado, nós fazemos regulação e fiscalização. (Excluir uma empresa) seria a mesma coisa de o Ministério da Infraestrutura resolver tirar a Volkswagen do Brasil. Tem de ter uma razão muito forte para um tipo de ação desse tipo. Estamos lançando um edital para a construção de oito laboratórios de inteligência artificial, um deles se conecta diretamente à segurança cibernética, junto com o Exército”, disse ele ao portal estadão.

Quando perguntado sobre alguma pressão proveniente dos Estados Unidos para que alguma empresa chinesa entrasse no leilão, Guedes negou qualquer tipo de pedido relacionado. “Não tivemos nenhum tipo de pressão, mesmo porque não cabe. Cada país tem sua soberania e dever de tomar decisões que forem melhor para aquele país. Existem alguns “approaches” diferentes. Tem países que seguem mais o princípio preconizado pelos EUA e outros preferem um “approach” mais científico. Nós trabalhamos aqui com ciência”, concluiu.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *