Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Investimentos caem 1,3% em junho

Uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) registrou queda de 1,3% no Indicador Ipea Mensal de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) no mês de junho, quando comparado com o mês imediatamente anterior. Na comparação com junho de 2019, o recuo foi de 15,6%.

Nesse sentido, o segundo trimestre apresentou recuo de 24,5% sobre o período anterior e de 23,1% sobre o mesmo período de 2019 e, no acumulado de 12 meses, os investimentos caíram 4,1%. “Máquinas e equipamentos, construção civil e outros ativos fixos são os itens que compõem a FBCF. Em junho, houve retração de 13,9% nos investimentos em máquinas e equipamentos, na comparação com o mês de maio. A produção nacional desses bens cresceu 8,2%, enquanto a importação caiu 56,9% no período, reflexo da alta base de comparação com maio, quando ocorreu um forte aumento associado à importação das plataformas de petróleo”, comenta o Ipea, em nota.

Além disso, os investimentos em outros ativos fixos recuaram 1,8% em junho frente a maio. “Na contramão dos demais componentes, construção civil registrou alta de 6,5% no período. Já na comparação com junho de 2019, a queda nos investimentos atingiu os três segmentos: máquinas e equipamentos (-27,2%), construção civil (-4,8%) e outros ativos fixos (-16,5%)”, conclui.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *