Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Investimento dos Estados cai 64% em quatro anos

Os investimentos dos Estados no início do ano de 2019, mais especificamente no primeiro bimestre, somaram um total de R$ 934,8 milhões, um recuo de 64% em relação ao que foi registrado no igual período de 2015, quando o índice totalizou R$ 2,65 bilhões. De acordo com especialistas, dados consideram os investimentos liquidados informados pelas unidades da Federação.

“Os investimentos dos Estados têm duas fontes de financiamento: os empréstimos ou os recursos livres em caixa. O segundo já não existe há muito tempo e os financiamentos estão restritos a Estados com nota de capacidade de pagamento A e B”, diz a economista Ana Carla Abrão, sócia da Oliver Wyman, citando a classificação de rating utilizada pelo Tesouro Nacional para concessão de aval.

Segundo ela, em 2015 os Estados ainda recebiam parcelas de financiamentos contratados no ano anterior. “A situação ficou mais difícil aos Estados no segundo semestre de 2015, quando os efeitos da recessão ficaram mais claros e novos empréstimos com garantias do Tesouro já não estavam mais disponíveis”, conclui.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *