O Instituto Baleia Jubarte (IBJ), em parceria com as empresas Norsul e Veracel S/A, irá utilizar a inteligência artificial para ajudar a salvar as baleias jubarte na Região dos Abrolhos, no sul da Bahia. Nesse contexto, uma câmera térmica na barcaça de transforme marítimo para facilitar a visualização das baleiras na rota.
“Os animais ficam de junho a novembro no Banco dos Abrolhos, principal berçário da espécie na costa do Brasil. Neste período, acasalam, dão à luz e amamentam seus filhotes nas águas do sul da Bahia e norte do Espírito Santo. Com as medidas de proteção, a espécie conseguiu se recuperar da caça indiscriminada sofrida.
Tal conquista gerou o desafio de aprimorar os esforços para manter a conservação das baleias jubarte com o transporte de carga por via marítima. A instalação da câmera, que fica acoplada à embarcação que faz o trajeto, ajudará a equipe de bordo na identificação das baleias jubarte especialmente à noite”, disse o It Fórum, que foi quem divulgou a informação.
(Equipe do site)