Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Inovação não é só sobre tecnologia, diz especialista

A inovação não se trata somente de tecnologia, mas também de cultura organizacional, de acordo com Maria Augusta Orofino, pesquisadora e autora do livro “Liderança para a inovação: como aprender, adaptar e conduzir a transformação cultural nas organizações”. “Isso passa pela cultura organizacional, que deve ser pautada para estar aberto a novas situações. Quando há uma cultura muito fechada em si e não em uma conversa de mercado, não há como fazer o processo de inovação”, diz ela.

“Além disso, as organizações não estão abertas ao risco e ao erro e, sem os dois fatores, não é possível inovar. Os líderes tendem a acreditar que a inovação é previsível, mas, ainda que existam frameworks para tornar o processo mais assertivo, não há como garantir que, ao chegar ao mercado, a inovação será aceita pelo público”, indicou o It Fórum, que divulgou a informação.

Segundo a especialista, a cultura é o primeiro passo para que uma empresa seja inovadora. Em seguida, compreender quais são as necessidades dos clientes. “Ser apaixonado pela dor do cliente e estudar quais são os problemas que o cliente tem sem ser atendido é um grande passo para pensar em inovações”, revela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *