Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Inflação deve ser de 3,7% em 2020, segundo Ipea

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) informou que a inflação no ano de 2020 deve ser de 3,7% abaixo da meta inflacionária de 4% para o próximo ano. Para o encerramento de 2019, é provável que o valor fique em torno dos 3,4%, segundo estimativa divulgada no dia de ontem, quarta-feira.

“Nos últimos 12 meses encerrados em outubro, o IPCA ( Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) acumulado é de apenas 2,5%, por conta da melhora no comportamento dos preços dos alimentos, da energia elétrica e dos combustíveis”, informou o Ipea por meio de uma nota divulgada pela sua assessoria de imprensa.

Nesse cenário, os preços dos alimentos registraram alta de 2,8% no acumulado em 12 meses até outubro, sendo que em setembro o valor era de 3,8%. O resultado se deu por conta da desaceleração de alguns itens, como tubérculos, cereais, aves, ovos e panificados. “Por conta da expectativa de aumento no consumo das famílias, a inflação dos alimentos no domicílio deve encerrar 2019 em 2,9% e chegar a 4,1% em 2020”, completou.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *