Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Inflação deve cair para 3,28% em 2020

A estimativa para a inflação no ano de 2020 está em torno de 3,28%, segundo dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A perspectiva evidencia desaceleração em relação ao ano passado, encerrado com alta de preços de 4,31%.

“Esse desempenho também seria mais favorável que os 3,76% projetados na seção Visão Geral da Carta de Conjuntura de dezembro passado. Após uma inflação pouco acentuada em janeiro (0,21%), a previsão de uma safra brasileira recorde neste ano – 2,2% superior à do ano passado – e o processo de reversão da alta de preços das carnes, o Ipea estima uma inflação dos alimentos no domicílio da ordem de 4,2% em 2020, ou seja, 3,6 pontos percentuais menor que a observada em 2019”, disse o Ipea por meio de sua assessoria de imprensa.

De acordo com o Grupo de Conjuntura da Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas (Dimac) do Ipea, ocorrerá uma melhora no comportamento dos preços administrados, cuja inflação projetada de 3,9% em 2020 situa-se abaixo dos 5,5% registrados em 2019. “A percepção de menor risco hidrológico, a redução do patamar de reajustes e revisões das tarifas de energia, a estabilidade do preço do petróleo e a baixa probabilidade dos aumentos de tarifas de ônibus urbano em ano de eleição devem contribuir para a manutenção dos preços administrados em patamares mais confortáveis”, conclui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *