Insira sua pesquisa e pressione ENTER

IA diagnosticará Covid-19 pela tosse

Pesquisadores brasileiros do Instituto Butantan e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) firmaram uma parceria para utilizar a inteligência artificial (IA) para diagnosticar a Covid-19 a partir da tosse. Além da COVID-19, a ferramenta poderia ser útil para diagnosticar outras doenças pulmonares por meio de um sistema de reconhecimento de tosse, índices clínicos e epidemiológicos.

“Através de IA, buscamos criar uma ferramenta para identificar e oferecer um diagnóstico provável de um paciente com suspeita de COVID-19”, explica o infectologista e pesquisador da Fiocruz, Julio Croda.

De acordo com Dimas Tadeu Covas, do Instituto Butantan, a iniciativa é bastante inovadora. “Na pandemia, a IA é mais uma forma de ampliar o acesso da população à saúde. Ao mesmo tempo, a ferramenta aumentará a rastreabilidade de infectados”, explica o diretor, membro do Comitê de Saúde do governo do Estado de São Paulo.

“Nosso papel, neste momento de crise, é promover a aproximação dos setores público e privado, permitindo a criação de soluções inovadores no combate ao coronavírus”, destaca Tatiana Ribeiro, diretora executiva do MBC.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *