Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Guedes garante desvinculação do Orçamento antes da Previdência

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou em entrevista para o jornal Estadão que o governo não deve esperar o fim da tramitação da reforma da Previdência no Congresso Nacional para tratar do assunto da desvinculação do Orçamento. De acordo com ele, a atual situação financeira em que se encontram os estados exige que o tema seja tratado com urgência. 

“São dois projetos grandes e importantes. Um entrando pelo Senado, outro pela Câmara. Eu até achava que a gente iria segurar um pouco para fazer uma coisa de cada vez. Só que a situação político-financeira de estados e municípios está pedindo isso já. Os governadores e os prefeitos, que estão todos quebrados, dizem: ‘Pelo amor de Deus, pelo amor de Deus, faz alguma coisa”, comentou. 

Para José Francisco de Lima Gonçalves, economista-chefe do Banco Fator, é mais fácil o governo conseguir aprovar a desvinculação do que a reforma da Previdência, visto que a primeira depende do capital político e do interesse dos governadores, e não somente da União. “O tema vem junto com a questão federativa, e aí os governadores são um importante apoio. Para eles e também muitos prefeitos, reformas na área fiscal se misturam”, indicou. 

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *