Insira sua pesquisa e pressione ENTER

Gestão de ativos de TI aumenta eficiência

A gestão de ativos de TI aumenta eficiência da empresa, além de reduzir riscos e vulnerabilidades, segundo Marcelo Cabral é Gerente de produto e inovação da Agasus. Ele escreveu um texto que foi publicado no portal especializado itforum365.com.br.

“A gestão de ativos de TI (conhecida em inglês pela sigla ITAM, de IT Asset Management) é a atividade que identifica quais, onde e como os ativos de TI estão sendo usados. Esses dados dão suporte a perguntas sobre segurança de dados, como: ‘quais dispositivos são vulneráveis à ameaça mais recente?’ E ‘quais aparelhos precisam receber o último patch’O processo de gestão geralmente envolve o cadastro de todos os ativos da empresa em hardware, software, rede e dados e posteriormente, o uso dessas informações para tomar decisões a respeito de compras, redistribuição e segurança”, escreveu.

Para facilitar, ele disse que existem programas específicos de ITAM para ajudar o gestor. “Esses aplicativos detectam automaticamente os ativos, capturam e registram os dados conforme necessário. Alguns deles até integram a ITAM ao service desk, mantendo as informações de usuário e acesso junto com as de incidentes e pedidos”, completa.

“Embora a gestão de ativos de TI possa ser vista como um problema recorrente, especialmente em empresas maiores ou menos organizadas, não precisa ser assim. É como escovar os dentes: pode ser repetitivo, mas tem que fazer todo dia para evitar maiores gastos e problemas no futuro”, conclui.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *